Sobre nós
A GADIM - Aliança Global para Inclusão das Pessoas com Deficiência na Mídia e Entretenimento, foi criada para incentivar ações e parcerias que promovam uma representação mais realista e digna, baseada nos direitos humanos, das pessoas com deficiência nos meios de comunicação e entretenimento à nível mundial.
Ao mesmo tempo, a GADIM pretende empoderar pessoas com deficiência e seus aliados, oferecendo‐lhes as ferramentas para defender o cumprimento dos seus direitos inerentes reafirmados pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).
Conheça a nossa história

GADIM - Aliança Global para a Inclusão das Pessoas com Deficiência na Mídia e Entretenimento.
Organizações Parceiras
Inclusive - Inclusão e Cidadania
Amankay - Instituto de Estudos e Pesquisas
A GADIM BRASIL é o braço nacional da GADIM, que tem o apoio da Relatora Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU e da International Disability Alliance.
O site da GADIM BRASIL ainda está em construção, mas você pode ter uma ideia do caminho que se pretende trilhar navegando pelas páginas. Teremos o maior prazer em receber comentários e sugestões pelo email brasil@gadim.org.
Patricia Almeida - Criadora, Co-fundadora e Coordenadora
Jornalista, membro do Conselho da Down Syndrome International, organização que faz parte da International Disability Alliance. Co-fundadora do Movimento Down, criadora da Inclusive - Inclusão e Cidadania e coordenadora do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Mestranda em Estudos da Deficiência na City University of New York.
Helena Werneck - Co-fundadora e Coordenadora
Arquiteta, formada pela FAU/UFRJ, militante na área da pessoa com deficiência deste 1991, presidente do Instituto MetaSocial, coordenadora da campanhas institucionais de televisão “Ser Diferente é Normal” de alcance e repercussão nacional e internacional, atuou junto aos órgãos da ONU apresentando as ações de comunicação feitas no Brasil, participou do projeto de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal de 2007 à 2009, consultora do projeto Beleza em todas as suas Formas de capacitação e inclusão produtiva no mercado de trabalho.
Izabel Maior - Co-Fundadora
Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Fisiatria, especialista em políticas públicas e gestão governamental. Participou da criação e foi titular da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de 2002 a 2010. Atuou diretamente da elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na ONU e liderou o processo de sua ratificação. Coordenou a elaboração dos decretos da acessibilidade e do cão-guia entre outros. É pessoa com deficiência, cadeirante, e está no movimento de luta desde 1977. Idealizou o projeto da História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, lançado em 2010. Recebeu prêmio da Organização dos Estados Americanos – OEA, em “Reconhecimento por seu trabalho para um Continente Inclusivo”, em 2010, e o “Reconhecimento da Organização das Nações Unidas - ONU, por dedicados serviços à Conferência de Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, 2012”, por torná- la a primeira com acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Lara Pozzobon da Costa - Conselheira e Coordenadora
Produtora de cinema, teatro e festival de cinema, doutora em Literatura Comparada, diretora do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência e coordenadora do projeto de Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes. Responsável pelas equipes de audiodescrição das Cerimônias Olímpicas e Paralímpicas dos Jogos Rio 2016, do Carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro e da Conferência das Nações Unidas Rio 2012. Presidente da ABAD, Associação Brasileira de Audiodescrição.
Andrei Bastos - Conselheiro
Jornalista do Correio da Manhã e O Globo, dirigiu sua própria agência de comunicação por 15 anos. Atuou nas ONGs Qualivida, IBDD e Terra dos Homens; integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ; presidiu o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro; integra o Fórum Nacional de Educação Inclusiva, as ONGs SRP - Sociedade pela Responsabilidade Pública, AADEF/RJ – Associação dos Amigos Deficientes Físicos do Rio de Janeiro e é membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro. Publica artigos sobre as questões das pessoas com deficiência na mídia e publicou o livro Assimétricos e o e-book A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil.
Marta Gil – Conselheiira
Consultora na área da Inclusão de Pessoas com Deficiência, socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, colaboradora do Planeta Educação e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” (Editora SENAI, 2012), organizou livros; tem artigos publicados; participa de eventos no Brasil e no exterior.
Flávia Cintra - Conselheira
Repórter no Fantástico, da TV Globo, trabalhou como consultora da novela "Páginas da Vida", (2009/2010), sobre uma modelo que se torna tetraplégica. Cintra foi vice-presidente do Instituto Paradigma, criado para promover a inclusão através da educação, valorizando a diversidade.
Lucio Carvalho - Conselheiro
Autor de Inclusão em Pauta (Ed. do Autor/KDP), A Aposta (Ed. Movimento), do blog Em Meia Palavra (http://emmeiapalavra.com) e coeditor da Inclusive – Inclusão e Cidadania (http://www.inclusive.org.br)
Rosana Bignami - Coordenadora de Mídias Sociais
Profissional da comunicação, professora, tradutora e ativista pela inclusão, diversidade e direitos humanos. É bacharel em Comunicação Social, mestre em Ciências da Comunicação e Doutora em Letras. Realiza ações de sensibilização, de divulgação e de mobilização para a inclusão, diversidade e direitos humanos.
Viviane Paiva dos Reis - Coordenadora de Marketing
Administradora de empresas de formação com especialização em Marketing além de formada em Design. Criadora do Projeto Inclusivamente, oferece capacitação para o tripé da inclusão: família - escola - terapeutas, na perspectiva da autonomia em detrimento do foco na deficiência.
A GADIM É UMA INICIATIVA VOLUNTÁRIA E AUTÔNOMA.

A GADIM se baseia no Artigo 8 da Convenção, sobre Conscientização, que orienta os Estados Partes da Convenção a "Incentivar ativamente ações e parcerias para promover uma melhor e mais autêntica representação de pessoas com deficiência nos meios de comunicação de todo o mundo”.