top of page

Sobre nós

GADIM - Aliança Global para a Inclusão das Pessoas com Deficiência na Mídia e Entretenimento.

Conheça a nossa história

A GADIM - Aliança Global para Inclusão das Pessoas com Deficiência na Mídia e Entretenimento, foi criada em 2016 para incentivar ações e parcerias que promovam uma representação mais realista e digna, baseada nos direitos humanos, das pessoas com deficiência nos meios de comunicação e entretenimento à nível mundial.

Ao mesmo tempo, a GADIM pretende fortalecer pessoas com deficiência e seus aliados, oferecendo‐lhes as ferramentas para defender o cumprimento dos seus direitos inerentes reafirmados pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).

Hoje é a GADIM é uma organização sem fins lucrativos registrada, baseada no Texas (EUA).

Organizações Parceiras

Instituto MetaSocial

Inclusive - Inclusão e Cidadania

Movimento Down

Amankay - Instituto de Estudos e Pesquisas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GADIM BRASIL é o braço nacional da GADIM, que, em sua criação, contou com o apoio da Relatora Especial dos Direitos  das Pessoas com Deficiência da ONU e da International Disability Alliance.

O site da GADIM BRASIL está em reformulação, mas você pode ter uma ideia do caminho que se pretende trilhar navegando pelas páginas. Teremos o maior prazer em receber comentários e sugestões pelo email patricia.smalmeida@gmail.com

Patricia Almeida - Criadora, Co-fundadora e Coordenadora 

Jornalista, especialista em Linguagem Simples, mestre em Estudos sobre Deficiência pela CUNY - City University of New York,  Ex-assessora da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Trabalhou como editora nas TVs Educativa e Manchete e como produtora na BBC Brasil. Coautora do projeto Canta e Lê - vídeos infantis para aprender a falar e ler. Criadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania (Prêmios Educação em Direitos Humanos e Orgulho Autista), GADIM – Global Alliance for Disability in Media and EntertainmentGADIM BrasilOdimídia – Observatório da Diversidade na Mídia. Cofundadora do  Movimento DownMovimento Zika e Adoções Necessárias. Ex-membro do Conselho da Down Syndrome International. Membro do Juri do prêmio Internacional Diversify TV Mipcom (Cannes). Colaboradora do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Medalha da Ordem do Rio Branco – Grau Cavaleiro – Ministério das Relações Exteriores.

Paula Wenke - Conselheira e Coordenadora

Criadora do Teatro dos Sentidos, técnica de encenação teatral idealizada para uma plateia de cegos e enxergantes vendados com a máxima estimulação dos Sentidos remanescentes, de acordo com a narrativa da História. Criadora do MAIS- Movimento Arte Inclusiva.

Links:

• Site da diretora

Matéria no Jornal Nacional

Teatro dos Sentidos

• Programa Sem Censura

Matéria para o site 360

• MAIS (Movimento Arte Inclusiva)

Helena Werneck - Co-fundadora 

Arquiteta, formada pela FAU/UFRJ, militante na área da pessoa com deficiência deste 1991, presidente do Instituto MetaSocial, coordenadora da campanhas institucionais de televisão “Ser Diferente é Normal” de alcance e repercussão nacional e internacional, atuou junto aos órgãos da ONU apresentando as ações de comunicação feitas no Brasil, participou do projeto de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal de 2007 à 2009, consultora do projeto Beleza em todas as suas Formas de capacitação e inclusão produtiva no mercado de trabalho. Atual Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência do Município do Rio de Janeiro.

Izabel Maior - Co-Fundadora

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Fisiatria, especialista em políticas públicas e gestão governamental. Participou da criação e foi titular da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de 2002 a 2010. Atuou diretamente da elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na ONU e liderou o processo de sua ratificação. Coordenou a elaboração dos decretos da acessibilidade e do cão-guia entre outros. É pessoa com deficiência, cadeirante, e está no movimento de luta desde 1977. Idealizou o projeto da História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, lançado em 2010. Recebeu prêmio da Organização dos Estados Americanos – OEA, em “Reconhecimento por seu trabalho para um Continente Inclusivo”, em 2010, e o “Reconhecimento da Organização das Nações Unidas - ONU, por dedicados serviços à Conferência de Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, 2012”, por torná- la a primeira com acessibilidade para as pessoas com deficiência. 

Lara Pozzobon da Costa - Conselheira 

 

Produtora de cinema, teatro e festival de cinema, doutora em Literatura Comparada, diretora do Assim Vivemos, Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência e coordenadora do projeto de Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes. Responsável pelas equipes de audiodescrição das Cerimônias Olímpicas e Paralímpicas dos Jogos Rio 2016, do Carnaval no Sambódromo do Rio de Janeiro e da Conferência das Nações Unidas Rio 2012. Presidente da ABAD, Associação Brasileira de Audiodescrição.

Walleria Suri - Conselheira

 

Mulher transgênero com deficiência visual (baixa visão), ativista pelos direitos humanos, consultora em diversidade para empresas, formada em Direito, percussionista e protagonista documentário Aurora.  

Wellington Torres - Conselheiro

Ilustrador 2D e 3D, designer e autor infantil. Criador dos personagem de História em Quadrinhos Gazoo, que é cadeirante. Autor dos livros infantis Berk, A Menina que não esperava o Dia, e Férias no Planeta Azul.

Site do escritor: wellington-ilustra.art.br

Mariana (Nana) Reade - Conselheira

 

Jornalista, autora infantil e roteirista especializada em comunicação de impacto social, diversidade e inclusão. Diretora de documentários com temáticas sociais e atuei em diversas ONGs, como VIVA RIO Haiti e AfroReggae, em projetos culturais e campanhas de sensibilização.

Regina Cohen - Conselheira

Arquiteta, Arquiteta e urbanista, pós-doutora em acessibilidade de pessoas com deficiência aos museus. Coordenadora do Núcleo Pró-Acesso da UFRJ. Representante do Brasil na GAATES. Consultora internacional em acessibilidade da ICAC-BE, especialista e Consultora Internacional em Acessibilidade (G3ict) ACESSO SEM LIMITES.

Bianca Ramos - Conselheira

 

Arquiteta e gestora pública, atuou no Programa Bairro-Escola e Pontos de Cultura no Município de Nova Iguaçu/RJ. Foi assessora da presidência da Ancine - Agência Nacional de Cinema. Colaborou com a Associação Cidade Escola Aprendiz e o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, apoiou a fundação do MAIS - Movimento de Ação e Inovação Social, e Movimento Down. É colaboradora do eLABorando, membro da curadoria do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Assessora o ACESSE - arte contemporânea e tecnologia para inovação pedagógica e atua na requalificação territorial e educativa do Sítio Roberto Burle Marx em colaboração com o Intermuseus.

Marta Gil – Conselheira

 

Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas (www.amankay.org.br); consultora de Inclusão de Pessoas com Deficiência, foco em Educação e Trabalho; empreendedora social reconhecida pela Ashoka Empreendedores Sociais, tem livros e artigos publicados; é conteudista de vídeos e de cursos de educação à distância (EAD). Projetos 2021: publicação “Incluir, o que é, como e por que fazer?” OIT e MPT; curso “Inclusão com Acessibilidade no Trabalho” MPT – 26 videoaulas e textos; “A Prática da Educação Inclusiva” – projeto selecionado pela iniciativa Ashoka Changemakers United, com direito à consultoria pro bono de Kearney, empresa de consultoria multinacional e que elaborou Diagnóstico sobre o conhecimento de Educação Inclusiva de dirigentes e professores de 108 escolas da rede estadual de São Paulo. O Diagnóstico orientou a Formação on line destas 108 escolas, em Oficinas interativas.

Flávia Cintra - Conselheira

 

Repórter no Fantástico, da TV Globo, trabalhou como consultora da novela  "Páginas da Vida", (2009/2010), sobre uma modelo que se torna tetraplégica. Cintra foi  vice-presidente do Instituto Paradigma, criado para promover a inclusão através da educação, valorizando a diversidade.  

Viviane Paiva dos Reis - Coordenadora de Marketing

 

Administradora de empresas de formação com especialização em Marketing além de formada em Design. Criadora do Projeto Inclusivamente, oferece capacitação para o tripé da inclusão: família - escola - terapeutas, na perspectiva da autonomia em detrimento do foco na deficiência. 

Andrei Bastos - Conselheiro (in memorian)

Jornalista do Correio da Manhã e O Globo, dirigiu sua própria agência de comunicação por 15 anos. Atuou nas ONGs Qualivida, IBDD e Terra dos Homens; integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ; presidiu o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro; integra o Fórum Nacional de Educação Inclusiva, as ONGs SRP - Sociedade pela Responsabilidade Pública, AADEF/RJ – Associação dos Amigos Deficientes Físicos do Rio de Janeiro e é membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro. Publica artigos sobre as questões das pessoas com deficiência na mídia e publicou o livro Assimétricos e o e-book A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil.

A GADIM É UMA INICIATIVA VOLUNTÁRIA E INDEPENDENTE.

A GADIM se baseia no Artigo 8 da Convenção, sobre Conscientização, que orienta os Estados Partes da Convenção a "Incentivar ativamente ações e parcerias para promover uma melhor e mais autêntica representação de pessoas com deficiência nos meios de comunicação de todo o mundo”.

Conheça a Gadim Brasil, tenha informações atualizadas!

bottom of page