Aliança Global para Inclusão
das Pessoas com Deficiência
na Mídia e Entretenimento
#WeThe15
Nós os 15, é uma campanha internacional para promover
a inclusão das pessoas com deficiência e a acessibilidade.
Faz menção aos 15% das pessoas com deficiência
que vivem no mundo (1.2 bilhões de pessoas)
Terá duração de 10 anos e foi lançada
na abertura das Paralimpíadas de Tóquio.
Na ocasião, dezenas de prédios e monumentos
ao redor do mundo foram iluminados com a cor roxa.
- Pessoas com deficiência representam 15% da população mundial - fazem parte da diversidade humana.
- WeThe15 deseja ser o maior movimento de direitos humanos de todos os tempos, para representar e transformar as vidas de 1,2 bilhão de pessoas com deficiência no mundo.
- WeThe15 colocará a deficiência no centro da agenda de inclusão, ao lado da etnia, gênero e orientação sexual.
- Na próxima década, WeThe15 pretende acabar com a discriminação contra pessoas com deficiência e quer se tornar um movimento global em campanha pública pela visibilidade, acessibilidade e inclusão da deficiência.
- WeThe15 reúne a maior coalizão de organizações internacionais dos mundos do esporte, direitos humanos, política, negócios, artes e entretenimento.
- As organizações WeThe15 trabalharão com governos, empresas e o público na próxima década para iniciar mudanças para o maior grupo marginalizado do mundo, que representa 15% da população global.
- Todos podem participar na criação de mudanças.
Organizações fundadoras da iniciativa:
Comitê Paralímpico Internacional, International Disability Alliance (IDA), Unesco, Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, Comissão Europeia, Special Olympics, entre outras.
Prédios e monumentos iluminados na abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Video: youtu.be/r42bF4dzJjU
Como se envolver na campanha
Organizações
- Mude atitudes em relação à deficiência
- Pessoas com deficiência são a maior minoria da população do mundo, mas são extremamente sub-representadas na mídia e na publicidade. Veja as pessoas com deficiência como uma oportunidade: é um grupo com grande poder de compra.
- Certifique-se de que todos em sua organização entendem por que a inclusão é importante para os negócios, sua marca e a sociedade.
- Aumente o número de pessoas com deficiência na publicidade e na grande mídia.
- Crie um ambiente que permita que as pessoas sejam abertas sobre sua deficiência e solicitem adaptações.
- Use sua marca / poder / influência para apoiar o movimento e influenciar as mudanças ao longo do tempo (esta é uma campanha de 10 anos).
- Aumente a mobilidade e acessibilidade
- Garanta que pessoas com deficiência possam acessar e experimentar sua marca física e digitalmente.
- Certifique-se de que as campanhas publicitárias sejam acessíveis com legendas, janela de Libras, linguagem simples e audiodescrições.
- Torne as viagens aéreas mais acessíveis.
- Defenda o design inclusivo e realize auditorias de acesso para identificar barreiras físicas e de informação que possam excluir pessoas com deficiência.
- Certifique-se de que o tamanho das letras não seja muito pequeno e que haja um bom contraste.
- Apoie iniciativas para disponibilizar Tecnologia Assistiva - como cadeiras de rodas, aparelhos de comunicação, bengalas e aparelhos auditivos - para 900 milhões de pessoas que precisam deles em todo o mundo.
- Aumente as oportunidades para pessoas com deficiência
- Faça o mesmo: você não faria negócios com organizações que excluem mulheres ou pessoas de diferentes origens raciais, então o mesmo deve valer para a discriminação contra pessoas com deficiência.
- Contrate pessoas com deficiência e garanta que os funcionários se comprometam com a inclusão da deficiência dentro de sua organização.
- Comprometa-se com a inclusão da deficiência em sua organização.
Indivíduos
- Mude suas prioridades: quando você pensar em Diversidade e Inclusão, não considere apenas gênero, raça e sexualidade, mas olhe para a deficiência também. A deficiência é transversal a todas as áreas de diversidade e afetará a maioria das pessoas em algum momento de suas vidas.
- Fale diretamente com pessoas com deficiência, não pense que elas não podem falar por si mesmas.
- Siga e compartilhe: conecte-se com as mídias sociais da WeThe15 e outras organizações de direitos das pessoas com deficiência para entender e falar sobre o tema.
- Lembre-se de que algumas deficiências não são visíveis
- Converse com seus filhos sobre a deficiência e ensine os direitos das pessoas com deficiência nas escolas.
- Comemore as diferenças e reconheça que as pessoas com deficiência também são humanas.
- Esteja ciente de linguagem estigmatizante e capacitista, nem use palavras impensadas, Veja em Saiba usar as palavras.
- Respeite as cadeiras de rodas, pois são uma extensão da pessoa. Não se apóie nelas ou toque na cadeira sem pedir.
Meios de comunicação
WeThe15 - qual é a história?
- Em agosto de 2021, uma coalizão de organizações internacionais do mundo do esporte, direitos humanos, política, negócios, artes e entretenimento lançou o maior movimento de direitos humanos de todos os tempos para representar 1,2 bilhão de pessoas com deficiência no mundo.
- WeThe15 (Nós Os 15) pretende colocar a deficiência no centro da agenda de inclusão, ao lado da etnia, gênero e orientação sexual. Para fazer isso, precisamos alcançar muitas pessoas, e é por isso que saudamos o envolvimento da mídia no movimento WeThe15.
- Nossa mensagem é clara: deficiência é humanidade, não anormalidade. Todos ganham quando todos somos tratados de forma igualitária: sua família, seus amigos, seus vizinhos, suas comunidades, seus colegas, seus leitores, ouvintes e telespectadores. Contando suas histórias, juntos podemos fazer a diferença de maneira concreta embora - bem atrasada - para o maior grupo marginalizado do planeta.
- Durante a próxima década, o movimento WeThe15 vai subsidiar e envolver a mídia em torno da deficiência e direitos humanos: algumas das histórias vão ser sobre esperança, mas não deixaremos de abordar temas de saúde, educação, pobreza, capacidade legal, emprego e justiça social. Estaremos falando sobre histórias de:
- Potencial humano, pois colocamos as pessoas com deficiência no centro da agenda de diversidade e inclusão.
- Responsabilidade nas ações, conforme implementamos uma série de atividades voltadas para governos, empresas e o público para promover a inclusão social de pessoas com deficiência.
- Campanhas de grande visibilidade, à medida que derrubamos as barreiras sociais e sistêmicas que impedem as pessoas com deficiência de realizar seu potencial e de serem membros ativos da sociedade.
- Solidariedade, pois garantimos maior conscientização, visibilidade e representação das pessoas com deficiência.
- Mudança radical, na medida em que promovemos o papel da tecnologia assistiva como veículo para impulsionar a inclusão social.
A mudança pode começar com qualquer organização de mídia. A mudança pode começar com um jornalista. Juntos, podemos transformar a vida de 15% do mundo. Juntos, podemos promover uma mudança cultural. Se você quiser nos ajudar a escrever o futuro, adoraríamos ouvir de você em hello@wethe15.org.
É possível usar o símbolo de movimento WeThe15?
Sim! E encorajamos o amplo uso do logotipo WeThe15. No entanto, observe que ele não pode ser usado para organizações comerciais ou de arrecadação de fundos sem a aprovação do WeThe15.
É possível o conteúdo do WeThe15?
O filme é compartilhável, mas se você for uma organização comercial ou de arrecadação de fundos, entre em contato conosco para usá-lo. Muitas das imagens do site são de propriedade dos parceiros, portanto, entre em contato se desejar usá-las.
Vídeo de lançamento da campanha #WeThe15
Fonte: www.wethe15.org