top of page

#WeThe15

 

Nós os 15, é uma campanha internacional para promover

a inclusão das pessoas com deficiência e a acessibilidade.

 

Faz menção aos 15% das pessoas com deficiência

que vivem no mundo (1.2 bilhões de pessoas)

 

Terá duração de 10 anos e foi lançada

na abertura das Paralimpíadas de Tóquio.

 

Na ocasião, dezenas de prédios e monumentos

ao redor do mundo foram iluminados com a cor roxa.

 

- Pessoas com deficiência representam 15% da população mundial - fazem parte da diversidade humana.


- WeThe15 deseja ser o maior movimento de direitos humanos de todos os tempos, para representar e transformar as vidas de 1,2 bilhão de pessoas com deficiência no mundo.


- WeThe15 colocará a deficiência no centro da agenda de inclusão, ao lado da etnia, gênero e orientação sexual.


- Na próxima década, WeThe15 pretende acabar com a discriminação contra pessoas com deficiência e quer se tornar um movimento global em campanha pública pela visibilidade, acessibilidade e inclusão da deficiência.


- WeThe15 reúne a maior coalizão de organizações internacionais dos mundos do esporte, direitos humanos, política, negócios, artes e entretenimento.


- As organizações WeThe15 trabalharão com governos, empresas e o público na próxima década para iniciar mudanças para o maior grupo marginalizado do mundo, que representa 15% da população global.


- Todos podem participar na criação de mudanças.

 

Organizações fundadoras da iniciativa:

Comitê Paralímpico Internacional, International Disability Alliance (IDA), Unesco, Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, Comissão Europeia, Special Olympics, entre outras.

Prédios e monumentos iluminados na abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

 

Video: youtu.be/r42bF4dzJjU

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como se envolver na campanha

 

Organizações


- Mude atitudes em relação à deficiência


- Pessoas com deficiência são a maior minoria da população do mundo, mas são extremamente sub-representadas na mídia e na publicidade. Veja as pessoas com deficiência como uma oportunidade: é um grupo com grande poder de compra.


- Certifique-se de que todos em sua organização entendem por que a inclusão é importante para os negócios, sua marca e a sociedade.


- Aumente o número de pessoas com deficiência na publicidade e na grande mídia.


- Crie um ambiente que permita que as pessoas sejam abertas sobre sua deficiência e solicitem adaptações.


- Use sua marca / poder / influência para apoiar o movimento e influenciar as mudanças ao longo do tempo (esta é uma campanha de 10 anos).


- Aumente a mobilidade e acessibilidade


- Garanta que pessoas com deficiência possam acessar e experimentar sua marca física e digitalmente.


- Certifique-se de que as campanhas publicitárias sejam acessíveis com legendas, janela de Libras, linguagem simples e audiodescrições.


- Torne as viagens aéreas mais acessíveis.


- Defenda o design inclusivo e realize auditorias de acesso para identificar barreiras físicas e de informação que possam excluir pessoas com deficiência.


- Certifique-se de que o tamanho das letras não seja muito pequeno e que haja um bom contraste.
 

- Apoie iniciativas para disponibilizar Tecnologia Assistiva - como cadeiras de rodas, aparelhos de comunicação, bengalas e aparelhos auditivos - para 900 milhões de pessoas que precisam deles em todo o mundo.


- Aumente as oportunidades para pessoas com deficiência


- Faça o mesmo: você não faria negócios com organizações que excluem mulheres ou pessoas de diferentes origens raciais, então o mesmo deve valer para a discriminação contra pessoas com deficiência.


- Contrate pessoas com deficiência e garanta que os funcionários se comprometam com a inclusão da deficiência dentro de sua organização.


- Comprometa-se com a inclusão da deficiência em sua organização.

 

Indivíduos


- Mude suas prioridades: quando você pensar em Diversidade e Inclusão, não considere apenas gênero, raça e sexualidade, mas olhe para a deficiência também. A deficiência é transversal a todas as áreas de diversidade e afetará a maioria das pessoas em algum momento de suas vidas.


- Fale diretamente com pessoas com deficiência, não pense que elas não podem falar por si mesmas.


- Siga e compartilhe: conecte-se com as mídias sociais da WeThe15 e outras organizações de direitos das pessoas com deficiência para entender e falar sobre o tema.


- Lembre-se de que algumas deficiências não são visíveis


- Converse com seus filhos sobre a deficiência e ensine os direitos das pessoas com deficiência nas escolas.


- Comemore as diferenças e reconheça que as pessoas com deficiência também são humanas.


- Esteja ciente de linguagem estigmatizante e capacitista, nem use palavras impensadas, Veja em Saiba usar as palavras.


- Respeite as cadeiras de rodas, pois são uma extensão da pessoa. Não se apóie nelas ou toque na cadeira sem pedir.

 

Meios de comunicação


WeThe15 - qual é a história?


- Em agosto de 2021, uma coalizão de organizações internacionais do mundo do esporte, direitos humanos, política, negócios, artes e entretenimento lançou o maior movimento de direitos humanos de todos os tempos para representar 1,2 bilhão de pessoas com deficiência no mundo.

- WeThe15 (Nós Os 15) pretende colocar a deficiência no centro da agenda de inclusão, ao lado da etnia, gênero e orientação sexual. Para fazer isso, precisamos alcançar muitas pessoas, e é por isso que saudamos o envolvimento da mídia no movimento WeThe15.

- Nossa mensagem é clara: deficiência é humanidade, não anormalidade. Todos ganham quando todos somos tratados de forma igualitária: sua família, seus amigos, seus vizinhos, suas comunidades, seus colegas, seus leitores, ouvintes e telespectadores. Contando suas histórias, juntos podemos fazer a diferença de maneira concreta embora - bem atrasada - para o maior grupo marginalizado do planeta.

- Durante a próxima década, o movimento WeThe15 vai subsidiar e envolver a mídia em torno da deficiência e direitos humanos: algumas das histórias vão ser sobre esperança, mas não deixaremos de abordar temas de saúde, educação, pobreza, capacidade legal, emprego e justiça social. Estaremos falando sobre histórias de:

- Potencial humano, pois colocamos as pessoas com deficiência no centro da agenda de diversidade e inclusão.


- Responsabilidade nas ações, conforme implementamos uma série de atividades voltadas para governos, empresas e o público para promover a inclusão social de pessoas com deficiência.
 

- Campanhas de grande visibilidade, à medida que derrubamos as barreiras sociais e sistêmicas que impedem as pessoas com deficiência de realizar seu potencial e de serem membros ativos da sociedade.


- Solidariedade, pois garantimos maior conscientização, visibilidade e representação das pessoas com deficiência.


- Mudança radical, na medida em que promovemos o papel da tecnologia assistiva como veículo para impulsionar a inclusão social.
 

A mudança pode começar com qualquer organização de mídia. A mudança pode começar com um jornalista. Juntos, podemos transformar a vida de 15% do mundo. Juntos, podemos promover uma mudança cultural. Se você quiser nos ajudar a escrever o futuro, adoraríamos ouvir de você em hello@wethe15.org.

É possível usar o símbolo de movimento WeThe15?
Sim! E encorajamos o amplo uso do logotipo WeThe15. No entanto, observe que ele não pode ser usado para organizações comerciais ou de arrecadação de fundos sem a aprovação do WeThe15.

É possível o conteúdo do WeThe15?
O filme é compartilhável, mas se você for uma organização comercial ou de arrecadação de fundos, entre em contato conosco para usá-lo. Muitas das imagens do site são de propriedade dos parceiros, portanto, entre em contato se desejar usá-las.

​Vídeo de lançamento da campanha #WeThe15

 

Fonte: www.wethe15.org

Wethe15-1.png
bottom of page