top of page

Outros Prêmios

Prêmio de Jornalismo "Rui Bianchi", da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo

 

Na qualidade de formadores de opinião e responsáveis pela divulgação de informações, os meios de comunicação de massa exercem papel fundamental para que as pessoas com deficiência sejam percebidas, em suas diferentes dimensões sociais e políticas.

 

Nesta primeira edição, O Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi dará reconhecimento público exclusivamente a estudantes de jornalismo, para provocar uma valiosa reflexão sobre seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva e sobre o efeito que suas matérias podem ter na maneira como a sociedade percebe e se relaciona com as pessoas com deficiência.

 

O Prêmio se propõe a estimular os futuros profissionais a abordarem com mais frequência as questões relativas às pessoas com deficiência, mostrando-as como cidadãos titulares de plenos direitos e sujeitos da própria história, perfeitamente capazes de tomar suas próprias decisões.

 

Quem Foi Rui Bianchi?

 

Rui Bianchi do Nascimento (1949-2001) foi um respeitado ativista do movimento social das pessoas com deficiência, cujo maior desejo era ampliar o acesso das pessoas com deficiência a informações sobre seus direitos civis e humanos. Rui Bianchi era mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), autor da dissertação "Visão parcial da deficiência na imprensa: Revista Veja (1981-1999)".

1a. edição - 2016

Edição 2015

 

Vencedores

 

Webjornalismo - Daniella Montenegro Bazzi 
Matéria: Danca Inclusiva  PDF MP3

Radiojornalismo - Heloiza Vieira de Oliveira  
Matéria: Serie Epilepsia  MP3

Jornalismo Impresso - Jessica de Oliveira Menzel
Matéria: Se não podes ver, repara PDF

bottom of page